Pensamentos sobre política no Brasil

Meus pensamentos, que não são perfeitos, mas que são fruto da minha observação até hoje de como as coisas não mudam, e frustram. Fruto de um desejo de uma vida melhor pra todos, e de tempo quebrando a cabeça pensando como se poderia chegar lá.

Não voto em ninguém que levante a bandeira do assistencialismo como prática principal de governo. Cada um com suas opiniões – eu pessoalmente prefiro um governo que dê condições de emprego à população para que os mesmos consigam através do seu trabalho conseguir comprar alimentos e ter qualidade de vida. Dê salário mínimo digno pro povo! Governo deveria se preocupar com educação, saúde, e outros serviços básicos acima de tudo. Não bolsa-família.

Porque será que em regiões mais pobres do país, como no Nordeste, políticos que pregam a bandeira do assistencialismo sempre ganham disparado? Política do pão e circo gente, desde o império Romano!!! E o povo não aprende, que frustrante. O governo então se utiliza da ignorância da maioria da população, e sabiamente usa isso pra se garantir no poder. Palmas pra eles.

Quantas pessoas podem dizer que têm um emprego decente, possuem casa própria, e carro novo (por mais capitalistas e ocidentais que esses marcadores sejam… mas vale a pergunta)? Quantos vemos “camelar, camelar”, e não conseguir ir pra frente??

Tá tudo errado. E a economia? Vamos falar de economia então. Que tal um país que a pessoa ganha menos de mil reais por mês em média, mas tem que ir atrás de escola particular pro filho porque escola pública é uma porcaria, tem que pagar plano de saúde pra família porque o sistema público é uma porcaria, tem que pagar aluguel ou financiamento da casa, e… Melhor parar por aí porque já acabou os mil reais faz tempo. Educação e saúde tem que mudar, pra ajudar as pessoas a ir pra frente economicamente.

Juro é por mês (no Canadá por exemplo o juro é por ano). Quem tem muito dinheiro, os ricos do país, colocam na poupança e ganham um monte. Quem não tem dinheiro pra comprar nada à vista (a maioria avassaladora), tem que parcelar. Parcela casa, carro, móveis da Casa Bahia, etc. E no fim paga o valor comprado vezes três. E quem ganha? Os bancos é lógico. Você ouve algum candidato se propondo a mexer nesse sistema? Como dizemos em inglês: Crickets…

Além de tudo isso, a impunidade reina no país. Como vamos conseguir que o povo aprenda que erro tem conseqüência, se todos os exemplos a serem vistos demonstram o contrário? Daí fica assim, motoqueiro passando pelo corredor, ninguém respeita nada no trânsito, tráfico reina nos morros. E por aí vai.

Educação, saúde, e justiça.

E o povo brasileiro que enche o peito e canta a democracia, muitas vezes não entende nada dela. Democracia não significa “eu digo e escolho o que quiser, e ofendo quem pensa diferente”. Significa “eu vou respeitar e aceitar a opinião de outra pessoa assim como espero que respeitem e aceitem a minha”.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

Up ↑

%d bloggers like this: